sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Temporada 2010 - Comentário




Estivemos na POUSADA MAMORI de 31/10 a 05/11/2010 e tivemos uma estada muito agradável.
Apesar de estar aqui na segunda maior seca da história, houve alguma ação e aproveitamos o visual que é belíssimo.
Quanto aos tucunarés, eles brincaram um pouco conosco e não quiseram sair da água.
mas não faltará oportunidade para pescá-los.

Carlos Ferreira e Lígia Major / São Paulo - SP



Manaus - Desde o dia 20 de setembro, chove forte em pontos isolados no Amazonas. A declaração é da chefe do 11o Distrito do Instituto Nacional de Metrologia (Inmet).

Para a especialista do clima, o índice pluviométrico no Amazonas está crescendo e marcou o início da 'estação das chuvas' em outubro.

Acima da média

As regiões oeste, centro e norte do Amazonas estão recebendo chuvas acima do esperado desde setembro.

Nos últimos três meses do ano, o índice pluviométrico no estado gira em torno 125,7mm, 183,0mm e 216,9mm, respectivamente.

Fim da vazante

"Uma notícia boa é que, com as chuvas, o nível do rio já está subindo. Dentro de pouco tempo, os municípios isolados pela vazante nos rios voltarão à normalidade".

O nível dos rios está subindo, principalmente no rio Negro que está voltando a normalidade devido a grande quantidade de chuvas na nascente, localizada na Colômbia.

Clima em Manaus

Pontos isolados da capital amazonense estão recebendo chuvas, desde o início desta segunda-feira. Segundo a previsão do tempo, a chuva aumentará a intensidade durante a noite e madrugada da terça.

Na região da POUSADA MAMORI ainda está secando mas a previsão é que comece a encher dentro de 10 dias, e o tucunaré volta a atacar, esta última semana tivemos muitas ações mas como o rio está com a água clara, o tucunaré não acerta a isca.

POUSADA MAMORI - Aqui começa a pescaria dos seus sonhos !

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Fim da estiagem está próximo !




O Rio Negro teve sua mínima história registrada na semana passada. É o que afirma o Serviço Geológico do Brasil (CPRM). A influência do clima castiga a população ribeirinha de quatro municípios banhados pelo Rio Negro, entre eles Manaus, capital do Amazonas. O Rio Negro tem descido uma média de 20 cm por dia.

A primeira medição do rio negro foi feita em 1902. Em 1963, foi registrada a marca mínima histórica de 13,64 metros. A marca atual é de 13,02 metros, a maior da história.

Na orla de Manaus, algumas embarcações estão ancoradas na grande faixa de areia que se formou. Segundo o CPRM, somente daqui a 10 dias o Rio Negro começará a receber a influência da subida das águas do Solimões.

Já em Tabatinga, também no Amazonas, o Rio Solimões começa a dar trégua e nível sobe. Em alguns pontos, o volume de água até subiu um pouco, mas não o suficiente.

No Alto Solimões o rio subiu 64 cm. A estiagem na região amazônica é acentuada pela ausência de chuvas desde o ano passado.

- Desde julho de 2009 até junho de 2010 choveu bem abaixo da média em toda Bacia Amazônica. Isso contribuiu para que o nível dos rios fosse pequeno durante esse inverno, na região da POUSADA MAMORI que sofre influência do rio solimões esperamos que comece a cheia daqui a 15 dias.

POUSADA MAMORI - Aqui começa a pescaria dos seus sonhos !