segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Pesca residente 2010 !




POUSADA MAMORI
- Aqui começa a pescaria dos seus sonhos !

Nossa filosofia é a do pesque e solte !


Pesque-e-solte é um esporte praticado pelos amantes da pescaria que capturam o peixe, experimentam a excitação de lutar contra ele e depois o devolvem na água ao invés de matá-lo. Esse esporte que, além de divertido, não é agressivo. Supondo-se que o peixe não sinta dor, os esportistas pensam que estão preservando o ambiente e as espécies de peixes em extinção.

Porém, os motivos favoráveis à prática do pesque-e-solte não são suficientes para justificá-lo. Apesar de não existirem estudos científicos que comprovem este fato, algumas pessoas acreditam que peixes sentem dor. Quem já ouviu um peixe gritar de dor? Como os peixes não expressam dor de forma que os homens a identifiquem, é difícil saber se eles estão sofrendo ou não.

Mesmo em situações nas quais os peixes são submetidos a vários tipos de crueldade, eles podem não dar a impressão de que estão sofrendo. Durante a evolução, foram desenvolvidos mecanismos que distinguem as sensações desagradáveis das agradáveis, por isso é que os animais se mantêm alertas e fogem em situações perigosas preservando a própria vida. Não há estudos que comprovem se as estruturas cerebrais responsáveis pelas emoções, presentes nos homens, têm a mesma função nos peixes. "O desenvolvimento de estudos científicos que comprovem que os peixes sentem dor são importantes, mas não são suficientes, pois os resultados devem ser acrescidos de condutas de cidadania e políticas para que tenham alguma repercussão na sociedade", existem muitas formas de se tentar reduzir o sofrimento desses animais durante a atividade esportiva, mas nem todos praticantes manejam os peixes com o cuidado recomendado pelos especialistas em pesca esportiva.

"O pescador deve manejar o peixe corretamente, pois além do peixe estar muito estressado no momento da captura, ele pode perder escamas, o muco que recobre sua pele, ou sofrer batidas pelo corpo. Isso favorece a entrada de bactérias e parasitas que podem levá-lo à morte". Segundo estudos a capacidade natural dos peixes de se protegerem contra infestações de parasitas acaba sendo prejudicada. Portanto precisamos lembrar sempre que além da consciência ecológica da perpetuação da espécie, precisamos manejar da melhor forma possível o peixe capturado, apesar dos institutos de controle do país liberarem uma cota de peixes, nós da POUSADA MAMORI indicamos sempre a modalidade do pesque e solte, afinal de contas você quer voltar mais vezes e saber que vai pegar novamente grandes peixes.

POUSADA MAMORI - Aqui começa a pescaria dos seus sonhos !!!

Calendário 2010 !




Calendário de pesca para 2010, agora é só você escolher sua data e vir pescar na POUSADA MAMORI, aguardamos você para fisgar o seu peixão.


POUSADA MAMORI
- Aqui começa a pescaria dos seus sonhos !!!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Cuide bem do seu equipamento !!


Sempre que usar o equipamento, lembre-se de lavá-lo. No caso de carretilhas e molinetes, feche bem a fricção ou freio para a água não entrar nos discos e deixe os equipamentos por alguns minutos debaixo de água corrente, bom se a água estiver um pouco aquecida. Em seguida, tire o excesso de água balançando a peça e coloque-a para secar no tempo ou então use um pano para secagem. É interessante usar uma escova de dente velha para limpar o guia fio, local de maior acúmulo de sujeiras em suspensão encontradas na água, cuide bem do seu equipamento, com certeza ele vai te ajudar na hora que você mais precisar, hehehehehehe ... boa pescaria para todos

POUSADA MAMORI - Aqui começa a pescaria dos seus sonhos !!

TRAÍRAS salvam o espetáculo !!


As TRAÍRAS salvam o espetáculo quando os peixes mais nobres não aparecem, a HOPILAS MALABARICUS, tem larga distribuição geográfica podendo chegar até 5 kg, embora uma de 3 kg ja seja bastante grande. Na região da POUSADA MAMORI assim como nos outros locais, elas frequentam igarapés, pequenos cursos d´água e enseadas rasas e alagadas. As traíras atacam com avidez qualquer isca artificial, porém como sempre estão em partes rasas, enroscam muito no capim.

POUSADA MAMORI - Aqui começa a pescaria dos seus sonhos !!!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

MITOS E LENDAS LIGADAS A PESCA !!




A piramboia (Lepidosiren paradoxa) é um peixe pulmonado ósseo encontrado na Bacia Amazônica, em regiões pantanosas que secam nos períodos de baixa dos rios. É nessa época que a piramboia abandona sua respiração branquial, se enterra na lama e passa a respirar por meio de sua bexiga natatória, utilizada então como pulmão.Tem um corpo serpentiforme e a cabeça achatada.
A piramboia é onívora, alimentando-se preferencialmente de um molusco do grupo da ampulária, que é muito abundante nos charcos(região alagada e pantanosa da Amazônia, Mato Grosso do Sul e Paraguai)onde vive. Porém, juntamente com esse gastrópode, ingere também certas algas e algumas plantas fanerógamas.
A reprodução deste dipnóide ocorre de setembro a dezembro.Segundo índios habitantes da região, não há cópula: a fertilização dos ovos ocorre após a postura(não confirmado). Estes são postos em tocas subterrâneas que variam quanto à forma e tamanho(têm cerca de 4 a 5 polegadas de largura; o ninho de baixo situa-se de 9 a 12 cm abaixo do solo; estas galerias têm cerca de dois pés de comprimento por 8 de largura). Após a postura o macho fica responsável pelos ovos. Os filhotes, com sacos vitelinos até o tamanho de 6cm, vivem juntos, próximos à superfície de raizames densos.
Segundo o que contam os interioranos da região da POUSADA MAMORI , esse peixe tem incidência por lá, sendo o responsável por mutilações em animais que utilizam a água como patos, pássaros e também animais que chegam à beira dos rios para beber água principalmente os bovinos, não existem relatos, pelo menos por lá de ataque em seres humanos, é um peixe que dificilmente você irá ver durante o dia , porém à noite eles podem ser vistos numa focagem noturna e ficam perto das tótas de assacu que sustentam os flutuantes.

POUSADA MAMORI
- Aqui começa a pescaria dos seus sonhos !!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Iscas artificiais, o que usar na região da POUSADA MAMORI ??



Bem amigos pescadores,essa questão de qual isca usar é muito relativa, porém o que em primeiro lugar posso afirmar é que na região da POUSADA MAMORI na grande maioria das vezes talvez 90% das vezes, usamos iscas artificiais, não temos bons resultados com iscas naturais, isso já é muito bom porque na minha opinião e acredito que na opinião da grande maioria dos pescadores a pesca esportiva é com isca artificial, sem duvida é mais emocionante, portanto ja que chegamos à esse entendimento agora vamos ver que tipo de isca artificial seria a mais indicada, pela minha experência posso dizer que temos bons resultados tanto com iscas de meia-água quanto de superfície, eu particularmente uso uma isca de superfície que se chama "POP QUEEN", ou uma sub-aquática que se chama "PERVERSA", com tamanho que varia entre 10 à 18cm , porém as de meia-água são mais eficientes, mas na minha opinião não são tão emocionantes, as de meia-água também são recomendáveis nessas medidas , de 10 à 18cm, quanto a cor, o tucunaré, que é o grande atrativo da região da POUSADA MAMORI, é um peixe que gosta de cores vivas como vermelho, amarelo, verde limão, prateado, dourado e vale ressaltar, iscas que façam bastante barulho, ele realmente não resiste, recomendo linhas multifilamento de 50 lbs, como ja citei em tópicos anteriores o tucunaré além de ter uma força 4 vezes mais que seu peso na hora do ataque ele geralmente leva a linha para a pauleira, principalmenete o "AÇÚ", por isso é melhor ter um material um pouco mais resistente, do que não ver a "cara" do peixe.

POUSADA MAMORI - Aqui começa a pescaria dos seus sonhos !!

domingo, 15 de agosto de 2010

POUSADA MAMORI agora também no TWITTER


Acesse e nos siga no twitter e fique sabendo sempre de nossas promoções para pescaria na POUSADA MAMORI, nosso twitter é @pousada_mamori

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Muitos vão na POUSADA MAMORI e alcançam seus recordes !!




Bem meus amigos, isso é o que podemos chamar de um "PEIXÃO" além de ser um peixe de 9 kg é um tucunaré, consequentemente além de peixão posso dizer também que é um "BRUTO", um peixe desse no ataque geralmente chega com uma força que é 4 vezes o seu peso, isso mesmo, 4 vezes o seu peso, então imagina o que é, de uma hora pra outra, você dentro de um lago tranquilo no silêncio da Floresta Amazônica e isso eu posso afirmar, a POUSADA MAMORI fica num dos melhores pontos do estado, mas como dizia, repentinamente o seu silencio e expectativa são quebrados por um ataque que joga "mais de metro" de água pro ar, na nossa gíria, uma verdadeira "SAPATADA" na isca, com um peso de quase 40 kg na sua linha, o pescador da foto no minimo vai lembrar desse momento pro resto da sua vida e nós registramos com essas belas fotos para a sua apreciação.

Ai vai o comentário do pescador:

- Postado por: Alexandre e Adhemar
Data: 13.10.09

VALEU A PENA POUSADA MAMORI ! ! !
PESCADOR DE ILUSÕES.
OBRIGADO POR TUDO.
MEU RECORD 9 KILOS.
OBRIGADO ! ! !

POUSADA MAMORI - Aqui começa a pescaria dos seus sonhos !!

Mas tem Pirarucú também na POUSADA MAMORI ??



Bem já que citamos o Pirarucu no Causos da "POUSADA MAMORI", precisamos esclarecer alguns pontos, o Pirarucú existe na região da POUSADA MAMORI em uma boa quantidade ainda nos dias de hoje, em outrora a região era reconhecida pela quantidade e tamanho desse peixe amazônico, porém nossa filosofia de pesca é exatamente a "esportiva" e nesse caso é muito dificil conseguir atrair o pirarucú para uma isca artificial, mas vamos falar das características para quem não conhece esse que é conhecido como o bacalhau da Amazônia :

Esta espécie de peixe possui características biológicas e ecológicas bem distintas: De grande porte, sua cabeça é achatada e ossificada, com um corpo alongado e escamoso. Pode crescer até três metros de comprimento e pesar cerca de 250 kg, possui dois aparelhos respiratórios, as brânquias, para a respiração aquática e a bexiga natatória modificada, especializada para funcionar como pulmão, no exercício da respiração aérea, obrigatória principalmente durante a seca, ocasião em que os peixes formam casais, procuram ambientes calmos e preparam seus ninhos, reproduzindo durante a enchente; é papel do macho proteger a prole por cerca de seis meses. Os filhotes apresentam hábito gregário, e durante as primeiras semanas de vida, nadam sempre em torno da cabeça do pai, que os mantém próximos à superficie, facilitando-lhes o exercício da respiração aérea.

Apesar de ser uma espécie resistente, suas características ecológicas e biológicas o tornam bastante vulnerável à ação de pescadores. Os cuidados com os ninhos, após a desova expõe os reprodutores à fácil captura com redes de pesca ou arpão. Durante o longo período de cuidados paternais, a necessidade fisiológica de emergir para respirar ocorre em intervalos menores, ocasião em que os peixes são pescados. O abate dos machos nestas circunstâncias e também a longa fase de imaturidade sexual dos filhotes, conhecidos como "bodecos" onde seu peso varia entre 30 e 40 quilos, propicia a captura destes por predadores naturais como as piranhas, fazendo assim com que o sucesso reprodutivo da espécie seja diminuído.

O Pirarucu não apresenta dimorfismo sexual externo, salvo quando em época de reprodução, que apresenta diferenças nas colorações de suas escamas.

MITOLOGIA INDÍGENA :

Pirarucu era um índio que pertencia a tribo dos uaiás, que habitava as planícies do Sudoeste da Amazônia. Ele era um bravo guerreiro, mas tinha um coração perverso, mesmo sendo filho de Pindarô, um homem de bom coração e também chefe da tribo.

Pirarucu era cheio de vaidades, egoísmo e excessivamente orgulhoso de seu poder. Um dia, enquanto seu pai fazia uma visita amigável a tribos vizinhas, Pirarucu se aproveitou da ocasião para tomar como refém índios da aldeia e executá-los sem nenhum motivo. Pirarucu também adorava criticar os deuses.

Tupã, o deus dos deuses, observou Pirarucu por um longo tempo, até que cansado daquele comportamento decidiu punir Pirarucu. Tupã chamou Polo e ordenou que ele espalhase seu mais poderoso relâmpago na área inteira. Ele também chamou Iururaruaçu, a deusa das torrentes, e ordenou que ela provocasse as mais fortes torrentes de chuva sobre Pirarucu, que estava pescando com outros índios as margens do rio Tocantins, não muito longe da aldeia.

O fogo de Tupã foi visto por toda a floresta. Quando Pirarucu percebeu as ondas furiosas do rio e ouviu a voz enraivecida de Tupã, ele somente as ignorou com uma risada e palavras de desprezo. Então Tupã enviou Chandoré, o demônio que odeia os homens, para atirar relâmpagos e trovões sobre Pirarucu, enchendo o ar de luz. Pirarucu tentou escapar, mas enquanto ele corria por entre os galhos das árvores, um relâmpago fulminante enviado por Chandoré, acertou o coração do guerreiro que mesmo assim ainda se recusou a pedir perdão.

Todos aqueles que se encontravam com Pirarucu correram para a selva terrivelmente assustados, enquanto o corpo de Pirarucu, ainda vivo, foi levado para as profundezas do rio Tocantins e transformado em um gigante e escuro peixe. Pirarucu desapareceu nas águas e nunca mais retornou, mas por um longo tempo foi o terror da região.

POUSADA MAMORI : Aqui começa a pescaria dos seus sonhos !!

Causos da POUSADA MAMORI



Imagine um dia de sol, um bote com piloteiro uma geleira com bastante cerveja gelada, bem você já percebeu que está numa pescaria, o rio bem seco o que ajuda pois os peixes saem à caça de seus alimentos e não tem muitos locais para se esconder, porém nesse dia pelo fato do rio estar muito seco o pescador da foto, conhecido nosso e frequentador assíduo da POUSADA MAMORI saiu cedo com uma grande expectativa de pegar um peixe, ou seria uma expectativa de pegar um peixe grande ?? bom expectativas à parte, a verdade é que o rapaz que nesse caso foi bastente "sortudo", além de ter pego um peixe grande, bem grande, enorme ... conseguiu fisgar um belo exemplar de PIRARUCU que pesou 32 KG, vai ter sorte assim lá na POUSADA MAMORI ... e esse foi mais um episódio dos "Causos da POUSADA MAMORI", mas nesse a foto comprova ...

POUSADA MAMORI - Aqui começa a pescaria dos seus sonhos !!!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Causos da POUSADA MAMORI



Começo hoje a sessão de Causos da POUSADA MAMORI, lembro de uma bem interessante que aconteceu no Lago do Jurará, próximo 30 minutos da POUSADA MAMORI, aqui na região existe uma expressão que usamos para pescadores que são, digamos, como eu poderia dizer, sem sorte, a expressão é "PANEMA", e vou ser sincero com voces esse pescador ao qual me refiro é um exemplar que retrata muito bem a alcunha que lhe foi posta, pra variar alem de ser "PANEMA" o rapaz que estava na minha canoa conseguiu fisgar alguma coisa que à principio parecia ser um "bocudo" e dos "purrúdus" como costumamos a chamar os peixes maiores aqui no norte, porém quando o que tinha sido capturado chegou a flôr dágua, nos deparamos com um jacaré tinga (em tupi = pequeno), isso é que é ser um panema original KKKKKK ... o jacaré não é esse da foto, mas deveria ser irmão dele, se bem que jacaré como diz o ditado "tem tudo a mesma cara", valeu e até mais um capítulo dos "Causos da POUSADA MAMORI".


POUSADA MAMORI
- Onde começa a pescaria dos seus sonhos !!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A Aruanã também é bem esportiva



Aruanãs são peixes de água doce da família Osteoglossidae, muitas vezes conhecidos como língua-de-osso. Nesta família de peixes, a cabeça é ossuda e o corpo largo é comberto por escamas enormes, formando um padrão de mosaico. As espinhas dorsal e anal possuem leves raios e são longos, enquanto as pectorais e ventrais são pequenas. O nome língua-de-osso é derivado de um osso dental na parede da boca, a "língua", equipada com dentes que mordem contra os outros no céu da boca. Os peixes podem obter oxigênio pelo ar sugando até o saco de gás, que é alinhado com capilaridades como tecido. O pirarucu é obrigado a respirar ar,assim como o tucunaré a aruanã também é um Peixe muito voraz e tem grandes quantidades na região de Barcelos no Rio Negro (AM) e Regiões dos Rios Madeira (AM), Madeirinha (AM) e seus lagos, temos muitos exemplares bons na região da POUSADA MAMORI, por isso não perca tempo e reserve já sua pescaria, nossa temporada vai de Setembro a Dezembro.

POUSADA MAMORI - Onde começa a pescaria dos seus sonhos !!

O rei da água doce você encontra na POUSADA MAMORI




Tucunaré, do Tupi "tucun" (árvore) e "aré" (amigo), ou seja, "amigo da árvore", Cichla spp., é uma espécie de peixe presente nos rios da América do Sul, em especial do Brasil, também conhecida como tucunaré-açu, tucunaré-paca, tucunaré-pinima, tucunaré-pitanga, tucunaré-vermelho ou tucunaré-pretinho.

Os tucunarés são peixes de médio porte com comprimentos entre 30 centímetros e 1 metro. Todos apresentam como característica um ocelo redondo no pedúnculo caudal.

Os tucunarés são sedentários e vivem em lagos, lagoas, rios e estuários, preferindo zonas de águas lentas ou paradas. Na época de reprodução formam casais que partilham a responsabilidade de proteger o ninho, ovos e juvenis. São peixes diurnos que se alimentam de qualquer coisa pequena que se movimenta e outros peixes e até pequenos crustáceos. Ao contrário da maioria dos peixes da Amazônia, os tucunarés perseguem a presa até conseguir o sucesso.

O tucunaré é um peixe popular em pesca desportiva. A espécie C. orinocensis foi introduzida em Singapura com este mesmo propósito, mas com consequências trágicas para a fauna endémica da região.É um Peixe muito voraz e tem grandes quantidades na região de Barcelos no Rio Negro (AM) e Regiões dos Rios Madeira (AM), Madeirinha (AM) e seus lagos, temos muitos exemplares bons na região da POUSADA MAMORI, por isso não perca tempo e reserve já sua pescaria, nossa temporada vai de Setembro a Dezembro.

POUSADA MAMORI - Onde começa a pescaria dos seus sonhos !!