segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Nossa filosofia é a do pesque e solte !


Pesque-e-solte é um esporte praticado pelos amantes da pescaria que capturam o peixe, experimentam a excitação de lutar contra ele e depois o devolvem na água ao invés de matá-lo. Esse esporte que, além de divertido, não é agressivo. Supondo-se que o peixe não sinta dor, os esportistas pensam que estão preservando o ambiente e as espécies de peixes em extinção.

Porém, os motivos favoráveis à prática do pesque-e-solte não são suficientes para justificá-lo. Apesar de não existirem estudos científicos que comprovem este fato, algumas pessoas acreditam que peixes sentem dor. Quem já ouviu um peixe gritar de dor? Como os peixes não expressam dor de forma que os homens a identifiquem, é difícil saber se eles estão sofrendo ou não.

Mesmo em situações nas quais os peixes são submetidos a vários tipos de crueldade, eles podem não dar a impressão de que estão sofrendo. Durante a evolução, foram desenvolvidos mecanismos que distinguem as sensações desagradáveis das agradáveis, por isso é que os animais se mantêm alertas e fogem em situações perigosas preservando a própria vida. Não há estudos que comprovem se as estruturas cerebrais responsáveis pelas emoções, presentes nos homens, têm a mesma função nos peixes. "O desenvolvimento de estudos científicos que comprovem que os peixes sentem dor são importantes, mas não são suficientes, pois os resultados devem ser acrescidos de condutas de cidadania e políticas para que tenham alguma repercussão na sociedade", existem muitas formas de se tentar reduzir o sofrimento desses animais durante a atividade esportiva, mas nem todos praticantes manejam os peixes com o cuidado recomendado pelos especialistas em pesca esportiva.

"O pescador deve manejar o peixe corretamente, pois além do peixe estar muito estressado no momento da captura, ele pode perder escamas, o muco que recobre sua pele, ou sofrer batidas pelo corpo. Isso favorece a entrada de bactérias e parasitas que podem levá-lo à morte". Segundo estudos a capacidade natural dos peixes de se protegerem contra infestações de parasitas acaba sendo prejudicada. Portanto precisamos lembrar sempre que além da consciência ecológica da perpetuação da espécie, precisamos manejar da melhor forma possível o peixe capturado, apesar dos institutos de controle do país liberarem uma cota de peixes, nós da POUSADA MAMORI indicamos sempre a modalidade do pesque e solte, afinal de contas você quer voltar mais vezes e saber que vai pegar novamente grandes peixes.

POUSADA MAMORI - Aqui começa a pescaria dos seus sonhos !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário